Novidades

  • Email mkt PPEE BOLA

    Simplesmente futebol

    O brasileiro possui uma paixão pelo futebol. Assim, fazer desse esporte uma mola propulsora para o ensino não é uma tarefa árdua. Como todo esporte coletivo, é possível desenvolver através dele diversos valores comunitários, como o espírito de equipe, respeito ao próximo e a inclusão social.

    Isso é possível perceber, observando a diversidade que possui qualquer time hoje em dia. Apesar de nem sempre ter sido assim, atualmente, quando se fala de futebol, pouco importa a etnia, religião, classe social ou nacionalidade, mas sim a disposição de cada jogador de contribuir com suas habilidades para a equipe. O que demonstra mais ainda o poder de inclusão que o futebol pode ter, pois, historicamente, a partir do dele, já foi possível vencer diversos tipos de preconceitos. Além dos aspectos coletivos, o futebol ainda desenvolve habilidades físicas—melhorando a coordenação motora e saúde em geral— e psíquicas — gerando autoconfiança, persistência e liderança.

    Dado esse mapeamento das qualidades da modalidade, é possível notar o potencial de transformação social que ela pode apresentar. Pensando justamente nisso é que foi criado o projeto “Craque do Amanhã”.

    Localizado inicialmente em um bairro da periferia de São Gonçalo (região metropolitana do Rio de Janeiro) e hoje já se expandindo para outras regiões do Rio, o projeto que tem como padrinhos os jogadores Wagner Love, Ibson e Ganso, busca ir além de uma simples escolinha de futebol. Não se limitando ao desenvolvimento esportivo, mas também atuando nas esferas familiar e escolar.

    Por meio de atividades extra jogo e treino, o Craque do Amanhã propõem uma metodologia própria eficiente em formar cidadãos, em vez de somente jogadores. E se utiliza principalmente do diálogo para isso. Todas aulas são dividas em 3 partes: aquecimento, jogo e conversa. A cada final de aula há uma reunião em que os educadores podem promover debates, realizar informes e estimular uma avaliação coletiva do grupo.

    É também pelo diálogo em que é incentivado o poder de decisão dos jovens, assim como a nota do próprio grupo é decidida a partir deles, também são as regras de convivência e a escolha dos chamados “multiplicadores”, que são jovens que auxiliam nas atividades e possuem um maior grau de responsabilidade. Essas medidas contribuem para que esse jovens comecem a assumir as consequências dos seus comportamentos e decisões, além de levar a um empoderamento e uma maior autonomia.

    Além disso, o Craque do Amanhã possui sistema que monitora o compromisso desses jovens com cada um dos eixos em que atua — familiar, escolar e esportivo — atribuindo-lhes pontuação individual, marcada com as cores verde (excelente), amarelo (regular) e vermelho (não satisfatório) no verso de cada carteirinha. Posteriormente, é tirada uma média de cada turma e as turmas com média verde ganham o benefício de ter um ponto extra nas eliminatórias do campeonato além de poderem vencer por empate. Isso incentiva esses jovens a se esforçarem e a estimularem da mesma forma os seus colegas de turma para manter sempre a média verde. O que configura um real valor também as outras áreas que não esportivas, demonstrando o comprometimento com a formação da cidadania.

    Experiências como essa, que se comprometem com o futuro das crianças e adolescentes do nosso país, são o que o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional objetiva incentivar. Se você tem uma experiência pedagógica como essas acima: simples, inovadora, inclusiva e de baixo custo, feita para o esporte, voltada para o desenvolvimento integral e que possa ser reaplicada em diferentes realidades, venha fazer parte desse movimento com a gente.

Agenda do Prêmio

05 de novembro de 2013
a 07 de março de 2014
(Etapa encerrada)
Inscrições

março de 2014 (Etapa encerrada)
Seleção das práticas vencedoras

15 de abril de 2014 (Etapa encerrada)
Divulgação dos resultados e Premiação

Julho, Agosto e Novembro de 2014
Oficinas de Disseminação

Datas de cada Oficina:
Manaus: 15/07
Alagoas: 17/07
Rio de Janeiro: 24/07
Rio Grande: 29/07
Cabo de Santo Agostinho: 05/08
Bahia: 06/11

25 de novembro de 2014
Seminário sobre Esporte Educacional

*Para mais informações, mande-nos um e-mail: premiopetrobras@cieds.org.br

ENVIE SEU TEXTO

Este é um espaço aberto para a circulação de conhecimento.

Reuniremos aqui indicações de leitura sobre Esporte Educacional. Assim, teremos mais um canal de troca. Fique à vontade para propor ou mesmo enviar sua produção textual.

Atenção! Envie apenas dicas ou textos que estejam relacionados ao tema Esporte Educacional. Para melhor orientá-lo, acesse “Esporte Educacional” e conheça mais sobre este conceito.

Artigos, resenhas, guias, links, livros, vídeos e outros são muito bem-vindos. Os materiais serão analisados e postados neste espaço.

Caso queira nos enviar algum texto ou dica de leitura, mande um e-mail para: premiopetrobras@cieds.org.br

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/