Novidades

  • O Seminário Internacional Esporte e Desenvolvimento Humano discute o potencial do esporte para a mudança

    No dia 25 de novembro, no Museu de Arte do Rio (MAR),localizado no Rio de Janeiro aconteceu o Seminário Internacional Esporte e Desenvolvimento Humano, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. O evento teve como temática principal o papel do esporte como indutor do desenvolvimento humano e contou com a presença de personalidades do esporte brasileiro, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais para debater as possíveis contribuições do esporte para o desenvolvimento humano.

    Dentre esses, vale destacar Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social; Flávio Canto (judô), do Instituto Reação; Ana Moser (vôlei), da ONG Atletas pelo Brasil; Jacqueline Silva (vôlei), da Unesco pelo Esporte; Emerson Fittipaldi (automobilismo), representante da Academia Laureus World Sports; e Lars Grael (vela), do Instituto Rumo Certo.

    As discussões giraram em torno de três painéis principais. O primeiro com o tema “Megaeventos – Esportes, Sustentabilidade e Legado” discutiu o potencial dos esportes e seus megaeventos para um legado social e sustentável, contou inclusive com a presença da ex-gerente do Parque Olímpico de Londres 2012, Judith Sykes, que a partir de sua recente experiência no Reino Unido tem aconselhado o Comitê Olímpico da Olímpiada de 2016.

    O Segundo com o tema “Esporte para a Paz, Formação de Valores e Jogo Limpo” se relacionou as experiências realizadas no campo do esporte, tendo em vista a não violência e a construção de uma cultura de paz.
    E o terceiro “Esporte como Direito Humano, Inclusão Social e Possibilidade de Desenvolvimento” foi orientado ao esporte como direito de todo ser humano e às formas pelas quais esse direito tem sido oportunizado nas ações e políticas públicas existentes.

    Além disso, o Seminário foi palco da lançamento da coleção “Cadernos de referência de Esporte”, um projeto realizado pela Fundação Vale e pela UNESCO que contou com a colaboração de mais de 50 especialistas na área de esporte, e que possui o objetivo de orientar os profissionais de educação física e contribuir para o desenvolvimento do esporte no país. A coleção está disponível online e pode ser acessado aqui.

Agenda do Prêmio

05 de novembro de 2013
a 07 de março de 2014
(Etapa encerrada)
Inscrições

março de 2014 (Etapa encerrada)
Seleção das práticas vencedoras

15 de abril de 2014 (Etapa encerrada)
Divulgação dos resultados e Premiação

Julho, Agosto e Novembro de 2014
Oficinas de Disseminação

Datas de cada Oficina:
Manaus: 15/07
Alagoas: 17/07
Rio de Janeiro: 24/07
Rio Grande: 29/07
Cabo de Santo Agostinho: 05/08
Bahia: 06/11

25 de novembro de 2014
Seminário sobre Esporte Educacional

*Para mais informações, mande-nos um e-mail: premiopetrobras@cieds.org.br

ENVIE SEU TEXTO

Este é um espaço aberto para a circulação de conhecimento.

Reuniremos aqui indicações de leitura sobre Esporte Educacional. Assim, teremos mais um canal de troca. Fique à vontade para propor ou mesmo enviar sua produção textual.

Atenção! Envie apenas dicas ou textos que estejam relacionados ao tema Esporte Educacional. Para melhor orientá-lo, acesse “Esporte Educacional” e conheça mais sobre este conceito.

Artigos, resenhas, guias, links, livros, vídeos e outros são muito bem-vindos. Os materiais serão analisados e postados neste espaço.

Caso queira nos enviar algum texto ou dica de leitura, mande um e-mail para: premiopetrobras@cieds.org.br

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/