Novidades

  • 1 Basquete - Cópia

    Inclusão pelo esporte

    Atualmente todos sabem dos benefícios do esporte, mas ainda assim, a realidade mostra que cada vez mais as crianças estão trocando as atividades físicas pelo entretenimento virtual como computador e videogames. Isso está gerando uma verdadeira epidemia do sedentarismo infantil. Um recente relatório do movimento internacional “Designed to moveaponta:

     

    “As crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina. E, se a tendência atual continuar, em 2030 os brasileiros serão 34% menos ativos do que eram em 2002 – o que acarretará uma redução na expectativa de vida que terá um custo para o país de US$ 11,8 bilhões por ano. Essas crianças inativas têm pontuações até 40% menores em testes do que seus amigos que são ativos, além de serem mais propensas a se tornarem adultos obesos.”

     

    Um motivo para as crianças não escolherem o esporte, muita das vezes, é o fato de não se sentirem incluídas. A atenção volta-se prodígios, mas esquecem do resto da turma que podem não ter tanta habilidade ou até mesmo precisar de adaptações para a prática. O esporte inclusivo propõe uma realidade diferente, pois preza pela participação do individuo e pelo desenvolvimento humano que ele terá, na qual o resultado pretendido é menos o de ganhar prêmios ou competições, e mais o de aprender.

    O basquete, que tradicionalmente é um esporte extremamente competitivo e de alto rendimento, pode se tornar um esporte inclusivo dado a sua modalidade. O basquete sobre rodas, por exemplo, permite o acesso dos cadeirantes a uma prática esportiva, por meio de adaptações das cadeiras e das regras do jogo, em que normalmente ele não teria vaga. Muitas vezes é incentivada uma mescla de crianças cadeirantes e outras não portadoras de deficiência física, mas que também utilizarão a cadeira de rodas para jogar, criando assim uma experiência riquíssima de se por no lugar do outro e entender suas dificuldades, gerando o respeito ao próximo.

    Outra modalidade, o basquete inclusivo, também promove uma maior interação entre as crianças ao inserir regras específicas que torna o esporte ainda mais coletivo. Como por exemplo: só poder arremessar se toda a equipe já tiver trocado passes ou não permitir que apenas um jogador arremesse, todos os jogadores devem ter arremessado a bola até o fim da partida. Isso possibilitará assim o desenvolvimento de habilidades como o espírito de equipe, estratégia, superação de desafios e autoconhecimento.

    Por meio de iniciativas como o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional a Petrobras objetiva incentivar a prática esportiva entre as crianças brasileiras. Se você tem uma experiência pedagógica como essas acima: simples, inovadora, inclusiva e de baixo custo, feita para o esporte, voltada para o desenvolvimento integral e que possa ser reaplicada em diferentes realidades, venha fazer parte desse movimento com a gente.

    Inscreva já a sua prática e ajude a disseminar o esporte no Brasil.

Agenda do Prêmio

05 de novembro de 2013
a 07 de março de 2014
(Etapa encerrada)
Inscrições

março de 2014 (Etapa encerrada)
Seleção das práticas vencedoras

15 de abril de 2014 (Etapa encerrada)
Divulgação dos resultados e Premiação

Julho, Agosto e Novembro de 2014
Oficinas de Disseminação

Datas de cada Oficina:
Manaus: 15/07
Alagoas: 17/07
Rio de Janeiro: 24/07
Rio Grande: 29/07
Cabo de Santo Agostinho: 05/08
Bahia: 06/11

25 de novembro de 2014
Seminário sobre Esporte Educacional

*Para mais informações, mande-nos um e-mail: premiopetrobras@cieds.org.br

ENVIE SEU TEXTO

Este é um espaço aberto para a circulação de conhecimento.

Reuniremos aqui indicações de leitura sobre Esporte Educacional. Assim, teremos mais um canal de troca. Fique à vontade para propor ou mesmo enviar sua produção textual.

Atenção! Envie apenas dicas ou textos que estejam relacionados ao tema Esporte Educacional. Para melhor orientá-lo, acesse “Esporte Educacional” e conheça mais sobre este conceito.

Artigos, resenhas, guias, links, livros, vídeos e outros são muito bem-vindos. Os materiais serão analisados e postados neste espaço.

Caso queira nos enviar algum texto ou dica de leitura, mande um e-mail para: premiopetrobras@cieds.org.br

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/