Novidades

  • Disseminando experiências que inspiram

    Prêmio Petrobras de Esporte Educacional promove seminário e lança publicação.

    Discutir os desafios e caminhos para a prática do esporte como instrumento de educação para o desenvolvimento humano integral e para a inclusão social. Este foi o objetivo do Seminário Prêmio Petrobras de Esporte Educacional – Experiências que Inspiram, realizado no Windsor Guanabara Hotel, no centro do Rio de Janeiro, no último dia 27 de novembro.

    IMG_2366

    Dividido em dois momentos, mesas de debates e diálogos com autores, o evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e com a participação de representantes do Unicef, Ministério do Esporte/ Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social,  Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), Colégio Pedro II, Instituto Maná do Céu para os Povos, GIZ – Streetfootballworld e dos vencedores do Prêmio.

    “O esporte é um meio de conquistar educação e saúde. Além de diminuir a desigualdade e promover interação entre comunidades, é inclusivo. E quando falo em inclusão, falo também de pessoas com deficiência.”, reforça Alexandre Arrais, Consultor em Esporte para o Desenvolvimento do Unicef, na mesa ‘O Esporte Educacional para o Desenvolvimento Humano Integral’.

    A diferença o ‘esporte na escola’ do ‘esporte da escola’ foi destacada pelo professor Fabiano Lange Salles, do Colégio Pedro II- RJ na mesa ‘Tecnologias Sociais de esporte Educacional: Promovendo e Programando Experiências de Êxito’: “O ‘esporte na escola’ é a prática do esporte pelo esporte, já o ‘esporte da escola’ apresenta uma perspectiva multicultural, crítica, incluindo valores, articulando igualdade e diferença e correlacionando a prática esportiva com a vida dos alunos.”

    O Seminário também marcou o lançamento da publicação ‘Prêmio Petrobras de Esporte Educacional – Experiências que Inspiram’, livro contendo a sistematização das 10 experiências pedagógicas desenvolvidas por escolas públicas, universidades e instituições do terceiro setor vencedoras da primeira edição do Prêmio.

    “A Petrobras tem o desafio de apoiar e disseminar estas experiências oriundas de todas as regiões do Brasil, de representantes de universidades, escolas e entidades do terceiro setor. Esta integração entre academia e conhecimento popular possibilita o melhor desenvolvimento das práticas de esporte educacional.”, afirma Rosane Aguiar, gerente de Investimentos Sociais da Petrobras.

    Completando, Fabio Muller, diretor executivo do CIEDS, apontou a importância de dar visibilidade para os vencedores do prêmio: “Os vencedores são o caminho para repensarmos o esporte sob esta nova ótica.”

    O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional é uma iniciativa piloto, executada pelo CIEDS, que identificou, premiou e vem disseminando práticas pedagógicas de esporte educacional no Brasil, contribuindo para um país com mais saúde, mais educação e mais qualidade de vida.

     

Agenda do Prêmio

05 de novembro de 2013
a 07 de março de 2014
(Etapa encerrada)
Inscrições

março de 2014 (Etapa encerrada)
Seleção das práticas vencedoras

15 de abril de 2014 (Etapa encerrada)
Divulgação dos resultados e Premiação

Julho, Agosto e Novembro de 2014
Oficinas de Disseminação

Datas de cada Oficina:
Manaus: 15/07
Alagoas: 17/07
Rio de Janeiro: 24/07
Rio Grande: 29/07
Cabo de Santo Agostinho: 05/08
Bahia: 06/11

25 de novembro de 2014
Seminário sobre Esporte Educacional

*Para mais informações, mande-nos um e-mail: premiopetrobras@cieds.org.br

ENVIE SEU TEXTO

Este é um espaço aberto para a circulação de conhecimento.

Reuniremos aqui indicações de leitura sobre Esporte Educacional. Assim, teremos mais um canal de troca. Fique à vontade para propor ou mesmo enviar sua produção textual.

Atenção! Envie apenas dicas ou textos que estejam relacionados ao tema Esporte Educacional. Para melhor orientá-lo, acesse “Esporte Educacional” e conheça mais sobre este conceito.

Artigos, resenhas, guias, links, livros, vídeos e outros são muito bem-vindos. Os materiais serão analisados e postados neste espaço.

Caso queira nos enviar algum texto ou dica de leitura, mande um e-mail para: premiopetrobras@cieds.org.br

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/