Boas Práticas

  • UNESCO e o esporte educacional

    A prática esportiva, tendo como regente uma Educação Física baseada na construção da cultura e da paz ajuda a combater uma série de tipos de discriminação, como de gênero, cor, socioeconômico e principalmente a competição desenfreada que existe na sociedade atual.

    Justamente por conta desse conceito de competição é que os jogos cooperativos surgiram, com o intuito de fazer a sociedade refletir sobre o valor excessivo que se dá a ele.

    Segundo Terry Orlick, as crianças não são ensinadas a terem prazer em aprender e buscar o conhecimento: elas são ensinadas a se esforçarem para obter notas altas. Da mesma forma elas não são ensinadas a gostar dos esportes, e sim a vencer os jogos, derrotar seus adversários.

    Ao realizar um balanço das experiências de jogos, na escola ou fora dela, verifica-se que tendem muito para o lado dos jogos competitivos. Todavia, nem sempre os programas educacionais dão ênfase a atividades que promovam jogos educativos e recreativos que despertem o emocional de adultos e crianças, incentivando o pensar no bem comum e no fortalecimento de sua identidade e das pessoas ao seu redor ( aproximação, contato físico e afetivo).

    Abaixo segue o quadro que retrata bem a diferenças entre os conceitos de esporte:

    Sem título

     

    É com essa perspectiva que a Unesco vem atuando na área esportiva, buscando parcerias e soluções para a propagação dessas ideias pelo país. O ato constitutivo da Unesco de 1945 nos mostra que “se a guerra nasce na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”, e não existe melhor ferramenta para promover o diálogo e a cooperação do que o esporte.

Aqui você terá acesso a experiências pedagógicas do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional que foram validadas e classificadas como Tecnologias Sociais de Esporte Educacional pela Comissão Julgadora.

Este banco de Boas Práticas poderá ser consultado tanto por instituições e pessoas ligadas ao Esporte Educacional, quanto pelo público em geral. A intenção é disseminar o conhecimento sobre o tema e criar um espaço de troca de saberes, contribuindo, assim, para o fortalecimento da rede de Esporte Educacional.

As Boas Práticas estarão disponíveis após o período de seleção. Acompanhe a nossa Agenda e fique ligado!

Fórum

Em breve um espaço para discussão e troca de experiências.

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/