Boas Práticas

  • Jogos Cooperativos

    Os jogos cooperativos consistem em atividades que  requer um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não necessariamente os indivíduos tenham que ter os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar a satisfação para todos os integrantes do grupo.

     Os jogos cooperativos visam novas formas de jogar, diminuindo as manifestações agressivas e promovendo sensibilidade, cooperação, comunicação, alegria e solidariedade.

    Segundo os canadenses R. Crétier e D. Berube (1987), cada jogador é responsável pela segurança e bem estar dos outros jogadores e cada jogador participa segundo suas capacidades.S

     

     8ldp22

       

    Valores educativos dos jogos cooperativos.

    Construção de uma relação social sustentável

    Os jogos cooperativos mudam as atitudes das pessoas para o jogo e para elas mesmas, favorecendo a criação de um ambiente de apreço;

     

    A empatia

    É a capacidade para situar-se na posição do outro para compreender seu ponto de vista, suas preocupações, suas expectativas, suas necessidades e sua realidade;

     

    A cooperação

    Valor e destreza necessários para resolver tarefas e problemas juntos, através de relações baseadas na reciprocidade e não no poder e controle. As experiências cooperativas são a melhor maneira de aprender a compartir a socializar-se e a preocupar-se pelos demais;

     

    A comunicação

    Desenvolvimento da capacidade para expressar, deliberada e autenticamente nosso estado de ânimo, nossas percepções, nossos conhecimentos, nossas emoções e nossas perspectivas;

     

Aqui você terá acesso a experiências pedagógicas do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional que foram validadas e classificadas como Tecnologias Sociais de Esporte Educacional pela Comissão Julgadora.

Este banco de Boas Práticas poderá ser consultado tanto por instituições e pessoas ligadas ao Esporte Educacional, quanto pelo público em geral. A intenção é disseminar o conhecimento sobre o tema e criar um espaço de troca de saberes, contribuindo, assim, para o fortalecimento da rede de Esporte Educacional.

As Boas Práticas estarão disponíveis após o período de seleção. Acompanhe a nossa Agenda e fique ligado!

Fórum

Em breve um espaço para discussão e troca de experiências.

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/