Boas Práticas

  • Fábio D’Angelo e o Esporte Educacional.

     

    Fábio D’Angelo é mestre em Educação Física pela Unicamp e professor dos programas de pós-graduação em educação física escolar da Faculdade Gama Filho e FMU, como também é coordenador pedagógico do Instituto Esporte e educação.  Fábio D´Angelo faz uma reflexão sobre o esporte educacional e sua influencia na sociedade, principalmente na relação com o professor e na formação do aluno com cidadão.

    Na entrevista com o site educação e participação, ele aponta questões importantes como as iniciativas do estado e do município de São Paulo, onde estão sendo construídos currículos para professores com base no conceito de esporte educacional.

    D’Angelo também aborda sobre a busca na transformação do esporte educacional em uma política pública no município de Porto Alegre,  pautada em duas metas principais: Dobrar o número de praticantes de atividades físicas e oferecer aula de educação física em todas as escolas.

    Ele mostra também a importância de conceitos complexos como a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no ensino, onde através deles podemos no futuro não somente ensinar matemática, língua portuguesa, mas também liderança, convivência, cooperação, cidadania.

     

    Fábio D'angelo

     

    http://www.educacaoeparticipacao.org.br/todas-entrevistas/112-premio-itau-unicef/entrevistas-premio-itau-unicef/456-esporte-educacional-jogar-para-aprender-ou-aprender-para-jogar

Aqui você terá acesso a experiências pedagógicas do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional que foram validadas e classificadas como Tecnologias Sociais de Esporte Educacional pela Comissão Julgadora.

Este banco de Boas Práticas poderá ser consultado tanto por instituições e pessoas ligadas ao Esporte Educacional, quanto pelo público em geral. A intenção é disseminar o conhecimento sobre o tema e criar um espaço de troca de saberes, contribuindo, assim, para o fortalecimento da rede de Esporte Educacional.

As Boas Práticas estarão disponíveis após o período de seleção. Acompanhe a nossa Agenda e fique ligado!

Fórum

Em breve um espaço para discussão e troca de experiências.

Somos uma empresa integrada de energia comprometida com o presente e futuro de nosso país. Acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e social, e por isso, lançamos, em 2010, o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que reconhece o esporte como um direito de todos.

As ações desenvolvidas no esporte educacional estão de acordo com as seguintes linhas de atuação: atendimento direto a crianças e adolescentes, fortalecimento das Redes de Esporte Educacional e Incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

É neste contexto que se insere o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que vai premiar experiências pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil.

http://www.petrobras.com.br/

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013.

http://www.cieds.org.br/